Atividades

Palestras

As palestras são uma das principais atividades de uma casa espírita. É o primeiro contato de quem chega e quer conhecer a doutrina. Seu objetivo é de esclarecer e também de consolar.

As palestras nos permitem avaliar nossas condutas e propiciar mecanismos para as nossas mudanças por meio de reflexões e de entendimento.

Além do esclarecimento, durante o tempo que passamos numa palestra espírita, recebemos forças energéticas e assistência dos nossos mentores e guias espirituais, importantes para o nosso fortalecimento físico, moral, emocional e espiritual. Em nossa Casa Espírita, após as palestras temos o passe, que é um processo de transmissão de energias.

As palestras são a aplicação dos ensinamentos de Jesus de forma objetiva: “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará.”

As palestras espíritas fortalecem e despertam a nossa fé, de maneira lógica e raciocinada.

Evangelização da criança e do jovem

A Evangelização Espírita da Infância e da Juventude é uma atividade de estudo e vivência da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.

Esses conhecimentos são levados aos evangelizandos por meio de situações práticas da vida, de forma dinâmica e também lúdica, apropriada a cada idade.

Grupos de estudos

Se com a palestra pública tem-se o primeiro contato com a Doutrina Espírita, é com o estudo constante que se adquire maiores conhecimentos.

Nossa Casa Espírita oferece estudo sistemático da doutrina espírita, utilizando-se como metodologia o formato de grupos de estudos.

Além de uma visão geral do espiritismo, gerando aprendizado, as discussões tem a vantagem de troca de experiências e conhecimentos do estudo em grupo.

Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno recebe a todos que buscam na Doutrina Espírita o abrigo para as suas aflições.

É uma porta acolhedora, aberta na Casa Espírita, que consiste num encontro fraternal para os momentos de dificuldade em que uma conversa amorosa e esclarecedora auxilia na compreensão de nossas dores e dúvidas.

Este atendimento, ao contrário do que muitos acreditam, não é mediúnico. Ele ocorre com o trabalho solidário e fraterno de voluntários preparados para esclarecer, orientar, ajudar e consolar, com base na Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus.

Em resumo, trata-se de uma conversa privada, individualizada e amiga. A partir desta conversa, a pessoa é encaminhada para as atividades da Casa Espírita mais adequadas ao seu caso.

Tratamento emocional e espiritual

A Casa Espírita oferece tratamentos para situações onde a pessoa necessita de amparo, auxílio e esclarecimento para suas dificuldades.

Esta atividade é chamada de Evangelhoterapia.

É um momento de debate e oração, baseado no Evangelho Segundo o Espiritismo, onde os participantes podem discutir os ensinamentos de Jesus de acordo com a ótica da Doutrina Espírita.

Além do apoio no plano emocional, a Evangelhoterapia é complementada com o tratamento espiritual da pessoa em tratamento, bem como dos espíritos com quem ela se relaciona, consciente ou inconscientemente.

O acesso ao tratamento da Evangelhoterapia se dá por encaminhamento do Atendimento Fraterno.

Assistência e promoção social

O Centro Espírita "Fé, Cristo e Caridade" está localizado à entrada de uma das regiões mais carentes de nossa cidade.

E como a Doutrina Espírita apregoa que "fora da caridade não há salvação", não poderíamos nos furtar de dar nossa contribuição para o alívio das necessidades humanas, a começar pelas espirituais, e dentro de nossas possibilidades, também do material.

São desenvolvidas atividades todos os sábados pela manhã com as famílias da região.

Implantação do Evangelho no Lar

A recomendação Espírita é de que em todos os lares haja ao menos um horário por semana dedicado a leitura do Evangelho e de oração.

Se nem todos os membros da família estiverem dispostos a participar, que se faça com os que tem este interesse, pois o benefício também será colhido.

Para facilitar o processo de início desta atividade, nossa Casa Espírita mantem um grupo de voluntários que faz a implantação deste momento de oração, a que os amigos espirituais chamam de Evangelho no Lar.

Procure informações na recepção.

Visitas a enfermos

A Casa Espírita mantém um grupo voluntários dispostos a visitar pessoas enfermas. É um trabalho de doação para levar uma palavra de reconforto à família.

A visita é um momento para oração, passe e claro, uma conversa esclarecedora e consoladora baseada na visão espírita e cristã da vida.

Procure informações na recepção.