Tratamento Espiritual

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”

Chico Xavier

O que é o tratamento espiritual?

A Casa Espírita oferece tratamentos para situações onde a pessoa necessita de amparo, auxílio e esclarecimento para suas dificuldades.

Esta atividade é chamada de Evangelhoterapia.

É um momento de debate e oração, baseado no Evangelho Segundo o Espiritismo, onde os participantes podem discutir os ensinamentos de Jesus de acordo com a ótica da Doutrina Espírita.

Além do apoio no plano emocional, a Evangelhoterapia é complementada com o tratamento espiritual da pessoa em tratamento, bem como dos espíritos com quem ela se relaciona, consciente ou inconscientemente.

O acesso ao tratamento da Evangelhoterapia se dá por encaminhamento do Atendimento Fraterno.

Como fazer para participar?

Para ingressar no Atendimento Espiritual, ou Evangelhoterapia, é preciso passar pelo Atendimento Fraterno, que é uma conversa em que o atendente vai avaliar a situação do atendido e indicar o melhor tratamento disponível na Casa Espírita. O Atendimento Fraterno é realizado depois das palestra públicas. A ficha para atendimento deve ser solicitada na recepção, antes das palestras..

As palestras, onde se faz a conversa fraterna, ocorrem nas segundas-feiras às 19hs30, e nas quintas às 20hs.Também há conversa fraterna aos sábados, às 15hs30, após a Tarde do Evangelho.Já as reuniões de Evangelhoterapia, ocorrem nas segundas-feiras às 15hs ou nas quartas às 20h.Escolha a melhor opção para você.

Como obter melhores resultados no tratamento espiritual?

No tratamento espiritual, chamado de “Evangelhoterapia”, os participantes recebem orientações à luz do Evangelho de Jesus, explicado sob a visão espírita, utilizando para isto o livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo". A Evangelhoterpia é um trabalho de auxílio diante das diversas problemáticas humanas, inclusive os casos de obsessão espiritual.

O melhor resultado da ajuda fornecida pela Casa Espírita, no entanto, depende da colaboração dos atendidos. Para que haja uma mudança real, ou aceitação de fatos que não podem ser mudados, é necessária a colaboração dos auxiliados. Para melhor compreenderem como você pode fazer a sua parte no dia a dia, elaboramos algumas orientações:

Substitua os maus pensamentos

Evite fazer leituras pesadas, com informações negativas. Leia, assista e ouça mensagem que tragam paz e esperança, que tenham ensinamentos edificantes. Assista palestra públicas na Casa Espírita. Quando algum pensamento ruim surgir, substitua por algo de bom que você leu, assistiu ou ouviu.

Evite comentários desagradáveis

Preste atenção nos assuntos das suas conversas. Não fale mal de outras pessoas, nem conte para ninguém o que você ouviu sobre elas. Não seja pessimista nas suas conversas nem fale demais sobre doenças ou desgraças.

Faça orações diariamente

Por mais difícil que seja a sua situação, agradeça a Deus a oportunidade da vida e peça a ele coragem e fé para suportar e superar os obstáculos que te fazem sofrer. Faça orações sempre ao acordar, antes de dormir e quando sentir necessidade. A oração não precisa ser algo decorado, ela pode ser um diálogo com Deus, como se você estivesse conversando com uma pessoa que te ama muito e sempre está disposta a te ajudar. Ore também pelas pessoas que você gosta e pelos seus inimigos.

Cultive o amor

Amar algumas pessoas pode ser mais difícil do que amar outras, mas são elas que nos desafiam. Acredite, amar se aprende e exige um esforço diário, nada acontece de um dia para o outro. Procure fazer uma gentileza sem esperar retorno, deixe uma ofensa sem resposta, e ao longo do tempo você verá o amor florescendo no seu coração e, quem sabe, no coração do outro.

Seja responsável

Muitas vezes nós culpamos os outros pelos nossos problemas, mas nós temos mais responsabilidade sobre o que nos acontece do que eles. Faça a sua parte para resolver os problemas da sua vida e fique com a sua consciência tranquila. O outro vai seguir o mesmo caminho se estiver maduro para isso.

Perdoe ao outro e a si mesmo

Assim como o amor, o perdão é uma conquista. Todos temos defeitos e qualidades e a mágoa é um dos sentimentos mais destrutivos que existem. Não alimente ódio ou vingança contra ninguém. Se foi você quem errou, perdoe-se procurando reparar o erro cometido.

Busque ajuda profissional

Se você tiver alguma doença física ou psicológica busque ajuda profissional. O auxílio espiritual colabora no tratamento, porém não faz tudo sozinho. Nunca deixe de tomar o remédio indicado pelo médico sem consultá-lo.

Adquira novos hábitos

Sempre é tempo de mudar. Se você tem algum problema que dificulta a sua convivência com o próximo, trabalhe para mudar, para adquirir novos hábitos. Aos poucos você verá os resultados. Superar as nossas limitações nos faz pessoas mais felizes.